//Todo o serviço da Transtejo parado da parte da manhã devido à greve

Todo o serviço da Transtejo parado da parte da manhã devido à greve

A greve dos trabalhadores da Transtejo, empresa que opera a travessia fluvial entre Lisboa e a margem Sul, levou à paragem de todo o serviço de passageiros durante a manhã, de acordo com fonte sindical.

“Todo o serviço de passageiros [da Transtejo] esteve parado nas cinco estações” durante a manhã, disse Carlos Costa, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Fluviais, à Lusa, explicando que só saiu “um navio às 05:20” decretado pelos serviços mínimos pelo Tribunal Arbitral do CES – Conselho Económico e Social.

Segundo o dirigente, o navio “foi a Lisboa e voltou vazio a Cacilhas, como estava previsto”.

Os trabalhadores da Transtejo e da Soflusa iniciaram hoje e até segunda-feira uma greve pela valorização salarial e contratação de funcionários.

Em resposta à Lusa, a Transtejo refere ter registado uma adesão à greve “na ordem dos 76%”, adiantando que no âmbito dos serviços mínimos decretados, foi realizada uma ligação fluvial, no sentido de Cacilhas – Cais do Sodré, pelas 05:20, com uma ocupação de 44 passageiros.

De acordo com a nota, e tendo em conta o ponto de situação sobre o primeiro dia de greve dos trabalhadores da Transtejo, “não se realizou, até ao momento, qualquer outra carreira nas restantes ligações fluviais”.