//Toshiba anuncia divisão em duas empresas

Toshiba anuncia divisão em duas empresas

O conglomerado industrial e tecnológico japonês Toshiba anunciou esta segunda-feira a intenção de se dividir em duas empresas independentes, recuando no plano anterior de se separar em três entidades devido à complexidade e aos custos estimados.

Ao abrigo do novo plano, a ser submetido no próximo mês à aprovação dos acionistas, o grupo pretende criar uma empresa distinta, que combine negócios de dispositivos eletrónicos e armazenamento de dados até março de 2024, para ser posteriormente listada na bolsa de valores, de acordo com um comunicado.

A Toshiba disse ter revisto o plano, anunciado em novembro passado e descrito como “a primeira cisão em grande escala do Japão”, depois de identificar “obstáculos que não estavam inicialmente previstos”, e para “reduzir significativamente os custos” e a incerteza associada à cisão.

O grupo anunciou também a intenção de vender uma participação maioritária no negócio de ar condicionado Toshiba Carrier Corporation (TCC) à Carrier Global, com sede nos Estados Unidos, com a qual tem uma empresa comum criada em 1999.

A Toshiba, que reduziria a participação na TCC de 60% para 5%, avançou ser esta “a melhor maneira de explorar plenamente o potencial e o valor do negócio de ar condicionado”, indicou a mesma nota.

Vários meios de comunicação social, incluindo o diário japonês Nikkei, tinham anunciado a venda na sexta-feira, bem como a mudança na direção da Toshiba em comparação com os anúncios anteriores de reorganização.