//Trabalhadores do Metro de Lisboa fazem greve de 24 horas em 04 de novembro

Trabalhadores do Metro de Lisboa fazem greve de 24 horas em 04 de novembro

Os trabalhadores do Metro de Lisboa vão realizar uma greve de 24 horas em 04 de novembro, mas a luta arranca com três greves parciais, a primeira das quais na terça-feira, anunciou a FECTRANS.

“Esta nova etapa da nossa luta começa amanhã [terça-feira] e é composta, para já, por: greves parciais dias 26, 28 outubro e 02 de novembro; greve de 24 horas no dia 04 de novembro; e greve ao tempo extraordinário com início em 01 de novembro por 10 dias renováveis”, informou a Comissão Intersindical do Metropolitano de Lisboa, através da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS).

O período de greves foi marcado por todas as organizações sindicais subscritoras do Acordo de Empresa (AE), na sequência do último plenário geral de trabalhadores, em que decidiram que “a luta é a alternativa para defender os direitos”.

“Tudo fizemos para evitar este conflito, mas, em bom rigor, estamos uma vez mais a preparar o processo reivindicativo para 2022 e continuamos sem conseguir chegar a bom porto no processo deste ano”, indicou a Comissão Intersindical do Metropolitano de Lisboa, considerando que não há um verdadeiro processo negocial.

Sem aproximação de propostas que serviam as partes envolvidas, ou seja, os trabalhadores e o Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, a Comissão Intersindical criticou a processo negocial: “esbarrámos de novo numa imposição de quem apenas quer fazer alterações unilaterais ao AE e pouco ou nada se preocupa com a melhoria das condições de vida e trabalho, de quem diariamente dá o melhor pela empresa”.

No âmbito das primeiras duas greves parciais, agendadas para terça e quinta-feira desta semana, entre as 05:00 e as 09:30, a empresa Metropolitano de Lisboa prevê que “o metro inicie o serviço de transporte, nesses dias, a partir das 10:15 horas”.