//Trabalhadores votam acordo decisivo para futuro da Autoeuropa

Trabalhadores votam acordo decisivo para futuro da Autoeuropa

As próximas 48 horas são decisivas para o futuro da Autoeuropa. Os mais de 5100 operários da fábrica de Palmela votam hoje e amanhã o pré-acordo laboral que poderá ajudar a garantir o futuro da fábrica de Palmela depois do fim da atual geração do veículo utilitário desportivo T-Roc. A aprovação do documento assegurará pelo menos dois anos de paz social numa das maiores empresas exportadoras nacionais.

Negociado entre a administração e a comissão de trabalhadores, o pré-acordo prevê aumentos salariais de 2% neste ano e no próximo, no montante mínimo de 25 euros, em 2022, e de 30 euros, em 2023. Além disso, caso a taxa de inflação seja superior a 2% nestes dois anos, esse fator será tido em conta em futuras negociações laborais.

O documento também garante a continuidade dos trabalhadores associados ao quarto turno de laboração, mesmo que a crise dos semicondutores obrigue a sucessivas paragens de produção ao longo deste ano.

A administração também irá criar um novo escalão (letra G) para os trabalhadores atualmente no topo da carreira (letra F) e que também serão contemplados com o acrescento de 2% no vencimento mensal.