//Tráfego nos aeroportos nacionais aumentou 7% no primeiro semestre

Tráfego nos aeroportos nacionais aumentou 7% no primeiro semestre

O tráfego nos aeroportos nacionais cresceu entre janeiro e junho. Os dados da Vinci, dona da ANA (gestora aeroportuária nacional), mostram que no primeiro semestre o tráfego nas infraestruturas aeroportuárias nacionais cresceu 7,2% comparando com o mesmo período do ano passado, tendo sido transportados mais de 27,4 milhões de passageiros. Só de abril a junho, foram transportados mais de 16,4 milhões de pessoas, o que representa uma subida de 7,8%.

O aeroporto de Lisboa foi a infraestrutura pela qual passaram mais passageiros: 14,6 milhões no semestre, o que representa um aumento de 6,6% em termos homólogos. Olhando apenas para o segundo trimestre, passaram pela infraestrutura 8,3 milhões de pessoas, mais 8,5%.

Pelo aeroporto do Porto passaram 6,1 milhões de pessoas, mais 9,9% que nos primeiros seis meses do ano passado. No trimestre, a infraestrutura que serve a região norte teve um aumento de 10,3%, tendo sido transportados 3,5 milhões de pessoas.

Em Faro, o tráfego aeroportuário aumento quase 7% para 3,9 milhões de pessoas de janeiro a junho. De abril a junho – época que contempla o período da Páscoa – houve 2,9 milhões de passageiros transportados, o que reflete uma subida de 5%.

Nas regiões autónomas, o número de passageiros que passaram pelos aeroportos também aumentaram, mas com subidas menos expressivas. Na Madeira, registou-se uma subida de 2,1% no semestre, para 1,6 milhões de pessoas. No trimestre, registou-se uma subida ligeira, tendo passado pela infraestrutura 899 mil pessoas.

Nos Açores, nos aeroportos, foram transportados 1,09 milhões de pessoas no primeiro semestre, o que representa uma subida de 8,3%. No segundo trimestre, foram transportados 684 mil pessoas, mais 9,2% que no período homólogo.

Ver fonte