//Uber pode valer até 75 mil milhões de euros

Uber pode valer até 75 mil milhões de euros

A Uber poderá valer até 83,8 mil milhões de dólares, o equivalente a 75,2 mil milhões de euros, no mercado de capitais. A plataforma de transportes norte-americana comunicou esta sexta-feira ao mercado o preço de venda das primeiras ações, semanas antes da entrada na Bolsa, através de um IPO (oferta pública inicial).

A plataforma pretende vender 180 milhões de ações, por um preço unitário entre 44 e 50 dólares. A Uber pretende arrecadar um montante próximo dos 10 mil milhões de euros com a abertura do capital ao retalho, segundo informações citadas pela estação CNBC. A Uber poderá valer entre 73,7 e 83,8 mil milhões de dólares depois da entrada na Bolsa.

Se a empresa vender as ações pelo montante mais baixo (44 dólares), a sua avaliação ficará abaixo dos 76 mil milhões de dólares – a avaliação do mercado privado.

Se vender as ações pelo montante mais alto (50 dólares), a avaliação do mercado ficará abaixo dos 120 mil milhões de dólares que chegaram a ser referidos inicialmente.

A Uber anunciou ainda que a PayPal investiu 500 milhões de dólares na plataforma de transportes liderada por Dara Khosrowshahi.

2019 é o ano dos IPO das tecnológicas: há duas semanas, a Pinterest, a rede social de partilha de imagens e inspirações, entrou em Bolsa com o estatuto de ‘undercorn‘, isto é, quando uma empresa apresenta uma oferta pública inicial com o valor das ações abaixo da avaliação feita no seu último financiamento.

No final de março, a rival Lyft passou a ser cotada em Bolsa. Depois de um primeiro dia promissor, os investidores perderam o interesse e as ações da Lyft começaram a cair.

Nos próximos meses, espera-se a entrada de empresas como Zoom e Slack.

(Notícia atualizada às 11h59 com mais informação)

Ver fonte