//Unbabel aposta em centro de inteligência artificial

Unbabel aposta em centro de inteligência artificial

Quando deixada sem controlo humano, a inteligência artificial pode fragilizar ainda mais a democracia ou pôr em risco a saúde de alguém. A Unbabel quer mostrar que esta solução pode, pelo contrário, trazer benefícios para a sociedade.

A tecnológica portuguesa associou-se a mais de uma dezena de parceiros e candidatou-se, com um centro de inteligência artificial responsável, para receber apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O projeto irá avançar mesmo que não haja verbas comunitárias.

“Acreditamos que os produtos de inteligência artificial da próxima geração terão de ter em conta tecnologias que enderecem estes riscos e que tratem todas as pessoas de forma justa, que sejam capazes de explicar as suas decisões e que permitam controlar o seu comportamento”, destaca o diretor de produto da Unbabel, Paulo Dimas.

Algumas das soluções já pensadas vão ter benefícios para os cidadãos. Na área da saúde, a tecnológica vai usar a inteligência artificial no tratamento de doentes no Hospital da Luz (em Lisboa) e no Hospital de São João. “Os dados clínicos podem ajudar nas terapias”, acredita o responsável.

Também nesta área, haverá uma parceria com a Bial para acelerar a tradução de ensaios clínicos, que deixará de estar reservada a pessoal especializado. Novos medicamentos poderão chegar mais depressa ao mercado e poderão ser compreendidos mais facilmente junto dos mercados internacionais.

O investimento previsto para o novo centro de inteligência artificial varia entre 80 e 90 milhões de euros. O PRR “traz um sentido de urgência para o desenvolvimento dos produtos, para tornar a nossa economia muito mais competitiva a nível internacional”.