//Vendas da Jerónimo Martins cresceram 21,5% em 2022 para 25.385 milhões de euros

Vendas da Jerónimo Martins cresceram 21,5% em 2022 para 25.385 milhões de euros

A Jerónimo Martins deverá ter fechado o ano de 2022 com vendas de 25.385 milhões de euros, mais 21,5% do que no ano anterior. A Polónia, onde o grupo liderado por Pedro Soares dos Santos, conta com as cadeias Biedronka e Hebe, assegurou quase 71% das vendas, num total de 17.940 milhões de euros, enquanto o mercado nacional, com as cadeias Pingo Doce e Recheio, contribuiu com 5.657 milhões de euros. “Não ignorando algum papel da inflação, é com muita satisfação que registo a superação do marco de 25 mil milhões de euros em vendas no ano em que Jerónimo Martins celebrou 230 anos de atividade comercial”, refere Pedro Soares dos Santos no comunicado enviado ao mercado.

Os dados são ainda preliminares mas mostram que, no quarto trimestre do ano, as vendas do grupo aumentaram 23%, em relação ao período homólogo, para os 6.992 milhões de euros, com o mercado polaco a assegurar 4.962 milhões de euros e Portugal a ficar-se pelos 1.548 milhões. Não obstante o comportamento “progressivamente mais cauteloso” dos consumidores polacos perante a pressão da subida generalizada de preços, o consumo alimentar cresceu acima da respetiva inflação, que foi de 15,4% no ano (.21,9% no quarto trimestre), pode ler-se no comunicado enviado à enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Os refugiados ucranianos no país contribuíram para esta resiliência, destaca o grupo.