//Victoria: O calçado espanhol à conquista de Portugal

Victoria: O calçado espanhol à conquista de Portugal

A Victoria, marca de calçado espanhola criada em 1915 por Gregorio Jiménez e recuperada pela Calzados Nuevo Milenio em 1999, tem verificado um crescimento significativo nos últimos anos e quer reforçar a sua presença em Portugal, tendo já calçado o staff da Moda Lisboa na edição de março deste ano.

Sem loja física própria, a Victoria vende os seus produtos em lojas multimarca, departamento de lojas e concept stores, e online, através da sua página oficial de internet e plataformas de e-commerce. Presente em 54 países, em mais de três mil pontos de venda, é no retalho onde melhor se posiciona atualmente, revela Sara Gutiérrez, responsável de comunicação da Victoria, em entrevista ao Dinheiro Vivo.

Apesar de ser popular pelo calçado infantil, a marca tem adotado uma estratégia para se afirmar entre outros públicos, lançando coleções destinadas a jovens-adultos.

“Temos verificado um forte crescimento nos últimos anos”, observa Sara Gutiérrez. Espanha, França, Itália, Reino Unido, Portugal, Coreia e Estados Unidos são os países para os quais mais vende a marca que, apesar do impacto da pandemia, tem conseguido recuperar os valores positivos, “retomando [assim] o ritmo das vendas desde o ano passado”.

Desde 2017, a Victoria duplicou o número de colaboradores, contando, ao momento, com 70 funcionários. A nível da produção, “seria difícil calcular os números ao mês porque, dependendo da época do ano”, existem maiores picos de pedidos, explica a responsável, avançando, no entanto, que a capacidade mensal máxima é de 30 mil pares de sapatos.