Partilhareste artigo
Já não vai haver E3 em junho em Los Angeles, anunciou aos membros a organização Entertainment Software Association (ESA). O cancelamento da grande conferência dedicada aos videojogos e entretenimento eletrónico aconteceu depois de várias gigantes da indústria se terem retirado da agenda.
Relacionados
Sem Xbox, PlayStation, Nintendo, Ubisoft e outras, a E3 simplesmente não tinha o apoio necessário para acontecer. A última vez que a conferência decorreu fisicamente em Los Angeles foi em junho de 2019, antes da pandemia, ano em que atraiu mais de 66 mil participantes.
Aos membros da imprensa que iam cobrir o evento, a ESA comunicou apenas que a “E3 2023 não vai acontecer como estava previsto”, agradecendo o apoio dos jornalistas e pedindo desculpa por qualquer inconveniência. Urgiu também a ter atenção ao site do evento para o caso de haver mais atualizações relativas à E3.
A enorme popularidade e influência que a E3 exerceu na última década, com os seus eventos em junho, fazem crer que a conferência regressará nalguma altura. No entanto, precisa de apoio das marcas e um financiamento sustentável para acontecer na dimensão a que a habituou os participantes.
Em comunicado de imprensa, a ESA admitiu que foi “uma decisão difícil” e muito trabalho estava a ser feito para que a E3 acontecesse.
Subscrever newsletter
“Compreendemos que empresas interessadas não teriam demos prontas e que desafios em termos de recursos tornaram a presença na E3 um obstáculo que não conseguiram ultrapassar”, disse o comunicado, que aludiu a um potencial regresso no futuro.
Quando a E3 2022 foi cancelada, no ano passado, a organização anunciou que a conferência regressaria em formato normal este ano, algo que volta a não acontecer. O evento foi cancelado em 2020 por causa da pandemia e aconteceu num formato digital em 2021. Se voltar em 2024, terão passado cinco anos desde a última vez que os participantes se juntaram no Centro de Convenções de Los Angeles para uma ode aos videojogos e centenas de lançamentos.
Por ora, isso é apenas um desejo. As grandes marcas que se afastaram da E3 vão fazer os seus próprios “showcases” individuais.
Deixe um comentário