//Vítor Bento defende juros negativos nos depósitos de grandes empresas

Vítor Bento defende juros negativos nos depósitos de grandes empresas

Vítor Bento defende que os bancos portugueses passem a cobrar juros negativos nos depósitos de grandes empresas. O novo presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) entende que as instituições portuguesas estão a ser penalizadas em relação aos concorrentes europeus.

“Em Portugal, é proibido cobrar taxas negativas nos depósitos de grandes empresas. E que eu saiba é o único país a fazê-lo. Ora, o resultado está à vista: as empresas internacionais vêm cá fazer os seus depósitos para serem subsidiadas com recursos nacionais”, sustentou Vítor Bento em entrevista publicada esta terça-feira pelo jornal Público.

Na mesma entrevista, o novo líder da APB antecipou que a banca tradicional e as fintech (startups financeiras) vão acabar por aproximar-se.

“Provavelmente o “jogo” terminará numa cooperação maior, numa espécie de joint-venture, em que cada parte contribui com a parte onde aporta mais competências. Tudo é possível. Não se esqueça que o core da actividade bancária é captar e emprestar poupanças. E uma parte da actividade “subavaliada” é proporcionar os serviços de pagamentos à sociedade que está quase toda bancarizada e onde a quase totalidade da moeda é escritural, isto é, depósitos bancários, um serviço prestado pela banca indispensável.”

Ver fonte