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A Vodafone anunciou ao final da tarde desta terça-feira ter iniciado “o restabelecimento dos serviços base de dados móveis sobre a sua rede 4G”. A empresa de telecomunicações foi alvo de um ataque informático de “origem terrorista e criminosa”, com o objetivo, segundo explicou o CEO da empresa, de “claramente tornar indisponível a rede e dificultar ao máximo a recuperação dos serviços”.
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Num comunicado enviado à redação, a Vodafone dá conta que o restabelecimento da rede 4G surge “na sequência de uma intensa e exigente operação de reposição”. Para já o serviço de dados móveis sobre o 4G deste operador está “condicionado a zonas restritas do País, estando gradualmente a ser expandido para o maior número possível de clientes”.
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“O serviço está igualmente sujeito a algumas limitações, nomeadamente no que respeita à velocidade máxima permitida de forma a garantir uma melhor monitorização da utilização da rede, bem como uma distribuição mais equitativa e sustentável da capacidade disponibilizada aos nossos clientes”, detalha a empresa.
A recuperação do serviço de dados móveis sobre 4G é “mais uma etapa que faz parte do complexo percurso” que a telecom está a fazer para restabelecer todos os serviços.
A empresa promete, ainda, continuar a atualizar o ponto de situação à medida que for recuperando o normal funcionamento dos serviços. A rede 5G da Vodafone é uma das áreas do serviço móvel oferecido pela empresa que continua indisponível, sendo que a Vodafone não fez qualquer previsão para restabelecer essa rede móvel.
O ataque informático à Vodafone Portugal já está a ser investigado pela Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T). O Centro Nacional de Cibersegurança e o SIS também estão a monitorizar o caso.
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