//Vogal do Conselho de Administração Pedro Verdelho assume presidência da ERSE

Vogal do Conselho de Administração Pedro Verdelho assume presidência da ERSE

O vogal do Conselho de Administração da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) Pedro Verdelho foi escolhido para liderar o regulador do setor energético, sucedendo a Maria Cristina Portugal, que morreu no passado dia 08.

Em comunicado, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática informou hoje que “designou Pedro Verdelho para a presidência do Conselho de Administração da ERSE”, uma nomeação que, refere, “depende de parecer prévio da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública e de parecer fundamentado da comissão parlamentar competente”.

A presidente da ESRE, Maria Cristina Portugal, morreu no passado dia 08, aos 56 anos, tendo o Governo – segundo a lei quadro das entidades reguladoras – 45 dias para proceder a nova nomeação.

Com a escolha de Pedro Vermelho para a presidência, o Conselho de Administração do regulador da energia fica incompleto, com apenas um vogal, Mariana Pereira, que iniciou funções em maio de 2017, quando substituiu no cargo Maria Cristina Portugal (que então assumiu a liderança).

O mandato em curso terminava em junho de 2022.

Até 15 de outubro, a ERSE tem de apresentar a sua proposta tarifária de eletricidade para o próximo ano ao Conselho Tarifário, numa altura em que se asssiste à escalada do preço da energia, o que já levou o executivo espanhol a reduzir a componente fiscal.