Partilhareste artigo
O grupo automobilístico alemão Volkswagen divulgou, em termos provisórios, um resultado operacional positivo de 11 mil milhões de euros no primeiro semestre, apesar de o balanço ser apresentado em 29 de julho.
Este resultado compara com uma perda de 1,490 mil milhões no mesmo período do ano passado e um ganho de quase nove mil milhões no primeiro semestre de 2019.
O fabricante automóvel alemão explicou os resultados com a forte recuperação das vendas.
Contudo, o grupo receia que os problemas no abastecimento de semicondutores se prolonguem e criem dificuldades no segundo semestre.
Subscrever newsletter
Na quinta-feira soube-se que a Comissão Europeia multou o grupo Volkswagen (Volkswagen, Audi e Porsche) e a BMW em 875 milhões de euros, após concluir que estes fabricantes automóveis formaram um cartel no domínio da redução das emissões de óxido de azoto.
A investigação levada a cabo pelo executivo comunitário concluiu que estes fabricantes alemães, assim como a Daimler, infringiram as regras da União Europeia sobre práticas anticoncorrenciais ao conluiarem sobre desenvolvimentos técnicos no domínio do controlo de emissões para os carros a gasóleo entre junho de 2009 e outubro de 2014, não tendo a Daimler sido multada dado ter revelado a existência do cartel a Bruxelas.
A Comissão revelou que todas as partes reconheceram o seu envolvimento no cartel e concordaram em resolver o caso através de um acordo, tendo por isso o grupo Volkswagen e a BMW visto as respetivas multas serem reduzidas em 10%, cabendo-lhes ainda assim pagar, respetivamente, 502 milhões e 372 milhões de euros.
Deixe um comentário