//WiFi4EU. Candidaturas a fundos para Wi-Fi arrancam amanhã

WiFi4EU. Candidaturas a fundos para Wi-Fi arrancam amanhã

As câmaras municipais poderão submeter amanhã, 4 de abril, às 12 horas de Portugal Continental, a sua candidatura no âmbito da iniciativa Wifi4EU. O prazo para o fazerem termina na sexta-feira, dia 5, às 16 horas. Para esta segunda fase a Comissão Europeia (CE) está a disponibilizar de 51 milhões.

Na primeira fase Bruxelas recebeu 13 mil candidaturas de municípios europeus, das quais 256 eram portuguesas, apenas 127 municípios nacionais receberam apoio, num total de cerca de 2 milhões de euros atribuídos.

Nesta segunda fase, serão atribuídos 3400 vales pelos municípios europeus, no valor de 15 mil euros cada um, perfazendo um total de 51 milhões. O financiamento da UE destina-se a cobrir os custos de equipamento e instalação do sistema de Wi-Fi e será atribuído diretamente pela CE às câmaras municipais.

Mapa de Porugal - Municípios que receberam vouchers na 1ª fase-02

O critério de seleção dos municípios a quem serão atribuídos vouchers é o da “ordem de chegada” da candidatura no portal. Assim, as câmaras municipais concorrentes devem procurar fazer a sua candidatura logo no primeiro momento”, destaca a Anacom.

Todas as câmaras municipais que pretendam beneficiar deste financiamento devem proceder à inscrição/registo no portal ou, “caso já estejam registados e não tenham sido contemplados com um vale na convocatória que decorreu de 7 a 9 de novembro de 2018, confirmar os seus contactos e elementos de identificação”.

Fora desta fase estão os 127 municípios que receberam vouchers na 1ª fase do programa.

A avaliação das candidaturas desta convocatória deverá ocorrer ainda em abril e a divulgação dos resultados em maio.

Ver fonte