//Xpand IT cada vez mais global. Consultora quer chegar aos 450 talentos em 2022

Xpand IT cada vez mais global. Consultora quer chegar aos 450 talentos em 2022

A pandemia da covid-19 provocou um abrandamento na estratégia de internacionalização da portuguesa Xpand It. No entanto, nos últimos dois anos, a consultora tecnológica mostrou resiliência e manteve-se próxima do “forte crescimento” que caracteriza a última década de uma operação “cada vez mais global”, explica ao Dinheiro Vivo Paulo Lopes, presidente executivo da Xpand IT. Por isso, o ano 2022 servirá para reforçar a estratégia de internacionalização e, em paralelo, recrutar até chegar ao patamar dos 450 quadros, “para sustentar o crescimento”, embora a escassez de talento force a empresa a procurar mais fora de Portugal.

“A última década tem sido de forte crescimento, temos crescido na ordem dos 40% a 50% ao ano [em termos de volume de negócio]. Em 2021, crescemos 30%, com uma faturação que passou os 20 milhões de euros”, revela Paulo Lopes, indicando que a Xpand IT já não é uma pequena e média empresa (PME). A consultora tecnológica tem escritório no Reino Unido, Suécia e Croácia e fornece serviços em 30 países diferentes, localizando-se em Portugal a sede. Dos 20 milhões faturados em 2021, “cerca de 18%” foi exportação de serviços – a Alemanha é o principal mercado.

O CEO da Xpand IT afirma que a tecnológica tem “grandes expectativas para os próximos dois, três anos” tanto em Portugal como para o restante mercado mundial, quanto aos processos de transformação digital. A operação da empresa é “cada vez mais global” e a “forte aposta das empresas de diferentes setores na transição digital inspira a Xpand IT para objetivos mais ambiciosos. “São empresas como a nossa que o mercado procura”, afirma o gestor.

Confiante num crescimento da procura pela Xpand IT, o gestor estabelece dois objetivos já para 2022: mais internacionalização para a Europa e mais recrutamento. Em caso de sucesso, Paulo Lopes prevê um volume de negócios global de 25 milhões de euros, este ano.

“O valor está dependente de variáveis que não estão sob o nosso controlo, dependerá desta volatilidade que vivemos”. Depois da pandemia, a Europa começa a sentir os constrangimentos provocados pela guerra na Ucrânia. O CEO da Xpand IT nota que “no curto e médio prazos” a inflação e o aumento dos preços pode levar a um “reajustamento de tudo o que são serviços em todos os setores”, um impacto que pode vir a ser sentido também em empresas como a Xpand IT.

Recrutar 120 pessoas para chegar aos 450 talentos