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A pandemia da covid-19 provocou um abrandamento na estratégia de internacionalização da portuguesa Xpand It. No entanto, nos últimos dois anos, a consultora tecnológica mostrou resiliência e manteve-se próxima do “forte crescimento” que caracteriza a última década de uma operação “cada vez mais global”, explica ao Dinheiro Vivo Paulo Lopes, presidente executivo da Xpand IT. Por isso, o ano 2022 servirá para reforçar a estratégia de internacionalização e, em paralelo, recrutar até chegar ao patamar dos 450 quadros, “para sustentar o crescimento”, embora a escassez de talento force a empresa a procurar mais fora de Portugal.
“A última década tem sido de forte crescimento, temos crescido na ordem dos 40% a 50% ao ano [em termos de volume de negócio]. Em 2021, crescemos 30%, com uma faturação que passou os 20 milhões de euros”, revela Paulo Lopes, indicando que a Xpand IT já não é uma pequena e média empresa (PME). A consultora tecnológica tem escritório no Reino Unido, Suécia e Croácia e fornece serviços em 30 países diferentes, localizando-se em Portugal a sede. Dos 20 milhões faturados em 2021, “cerca de 18%” foi exportação de serviços – a Alemanha é o principal mercado.
O CEO da Xpand IT afirma que a tecnológica tem “grandes expectativas para os próximos dois, três anos” tanto em Portugal como para o restante mercado mundial, quanto aos processos de transformação digital. A operação da empresa é “cada vez mais global” e a “forte aposta das empresas de diferentes setores na transição digital inspira a Xpand IT para objetivos mais ambiciosos. “São empresas como a nossa que o mercado procura”, afirma o gestor.
Confiante num crescimento da procura pela Xpand IT, o gestor estabelece dois objetivos já para 2022: mais internacionalização para a Europa e mais recrutamento. Em caso de sucesso, Paulo Lopes prevê um volume de negócios global de 25 milhões de euros, este ano.
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“O valor está dependente de variáveis que não estão sob o nosso controlo, dependerá desta volatilidade que vivemos”. Depois da pandemia, a Europa começa a sentir os constrangimentos provocados pela guerra na Ucrânia. O CEO da Xpand IT nota que “no curto e médio prazos” a inflação e o aumento dos preços pode levar a um “reajustamento de tudo o que são serviços em todos os setores”, um impacto que pode vir a ser sentido também em empresas como a Xpand IT.
Recrutar 120 pessoas para chegar aos 450 talentos
Entre os objetivos elencados por Paulo Lopes salta à vista o desejo de fazer o quadro de pessoal da Xpand IT crescer. Hoje, a empresa emprega 340 pessoas e “em cima da mesa” está o objetivo de contratar mais 120 até ao fim do ano. “Queremos chegar perto das 450 pessoas, que é o expectável”, tendo em conta os desafios à “aquisição e retenção de talento”.
Atualmente, a empresa tem 30 vagas abertas para funções de developer, engenharia de software e business intelligence, entre outras. Estas vagas têm em vista o mercado português, com a empresa a admitir regimes de trabalho híbrido ou remoto. Contudo, ao longo do ano, é certo que a Xpand IT vai procurar novos profissionais mais no estrangeiro do que em Portugal, de acordo com Paulo Lopes.
O CEO da Xpand IT explica que se trata de áreas altamente especializadas e “há poucos recursos humanos disponíveis [no país] para a oferta que existe”. O gestor diz que o desafio é global, mas o “crescimento da Xpand IT faz a empresa andar um pouco mais rápido do que o próprio mercado português consegue responder”.
“Sentimos que temos de diversificar. Não é de agora, mas estamos cada vez mais a recrutar fora de Portugal. Gostaríamos de recrutar muito mais em Portugal, mas é muito difícil”, afirma.”Nós somos uma empresa portuguesa e continuamos a apostar no mercado português e no recrutamento de talento português. Tal como outras empresas, temos projetos de academia, mecanismos para atrair talento. No entanto, está muito difícil a aquisição de talento para o mercado português. Existe um hype enorme sobre o mercado português, continua a ser um mercado bastante apetecível – e isso é bom”, argumenta, indicando que como “a oferta e a procura [de emprego no setor] não estão equilibradas, tem de haver esta diversificação”.
A empresa está atenta “a vários mercados”. O croata é um deles, onde a Xpand IT instalou um centro nearshore em 2021. O Brasil pode ser outra possibilidade, devido ao idioma, mas o gestor diz que a consultora não vai fugir da Europa, para evitar “barreiras culturais e fusos horários” muito diferentes.
Retomar internacionalização
A internacionalização é outra meta para 2022. A Xpand IT sempre trabalhou para diferentes geografias, sobretudo na Europa, mas só em 2016 abriu o primeiro escritório fora do país. O Reino Unido foi o mercado escolhido. Seguiu-se a Suécia, com a abertura de uma holding em Estocolmo, em 2019, com o objetivo de trabalhar os mercados do norte da Europa. Em 2021, a Croácia acolheu um projeto nearshore. O CEO da Xpand IT admite explorar mais possibilidades na Europa, este ano, mas não diz quais. A ideia passa por “procurar mais clientes e mais negócios”.
“Nestes últimos dois anos, com a pandemia, a nossa lógica comercial e de marketing abrandou bastante no mercado internacional. Agora, queremos retomar a onda de reforço internacional”, refere. Indagado sobre a possibilidade de abrir uma nova subsidiário num novo mercado – talvez Alemanha -, Paulo Lopes menciona que “existem barreiras” mas não confirma nem desmente.
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